top of page

O diretor da OMS afirma que o COVID-19 é 10 vezes mais letal que o H1N1

  • Foto do escritor: Beatriz Lourençoni Monteiro
    Beatriz Lourençoni Monteiro
  • 24 de mai. de 2021
  • 1 min de leitura

Atualizado: 15 de jul. de 2021


ree

Nesta última segunda-feira (13 de Abril) em uma coletiva virtual realizada em Genebra, o diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que o novo Coronavírus é dez vezes mais letal que o H1N1 e, para evitar crises socioeconômicas em países subdesenvolvidos, pediu uma suspensão “lenta” das medidas de restrição social.

Em março de 2009, no México, surgiu a pandemia da gripe A causada pelo vírus H1N1. Ao todo, essa pandemia deixou, segundo a OMS, cerca de 18.500 mortos. Já a atual pandemia da Covid-19 deixou mais de 115 mil mortos desde dezembro de 2019. No Brasil já existem 23.955 casos confirmados com 1.361 mortes (última atualização em 14 de Abril às 14h20min).

“Sabemos que a COVID-19 se espalha rapidamente e sabemos que é letal: dez vezes mais que o vírus responsável pela pandemia de gripe de 2009”, afirmou o diretor da OMS Tedros Adhanom.

Devido ao grande número de infectados e a falta de uma vacina contra o Coronavírus, muitos hospitais estão congestionados e sem testes de diagnóstico. Para diminuir esse número, diversos governos decretaram medidas de confinamento social, entretanto, principalmente em países subdesenvolvidos, a economia também paralisou causando preocupações em relação a crises econômicas futuras.

Em vista disso, Tedros recomendou que os países encontrem equilíbrio entre as medidas de combate ao coronavírus e outras doenças,evitando a sobrecarga de hospitais e o impacto socioeconômico da pandemia. O diretor ainda disse que as medidas de contenção serão progressivamente suspensas.








Comentários


bottom of page